Desde há alguns anos que a investigação em Educação Matemática se tem debruçado sobre a temática do raciocínio matemático, recorrendo a várias abordagens e enfatizando diferentes vertentes, como a demonstração, a argumentação, a justificação, a simbolização e as representações, bem como as relações existentes entre elas.

Distingue-se entre raciocínio indutivo, abdutivo e dedutivo (incluindo processos como a abstração, a generalização, a demonstração, a exemplificação, o esabelecimento de conjeturas, etc.).

Discute-se aspetos importantes das tarefas de aprendizagem e de recursos didáticos vários, nomeadamente as TIC, que potenciem o desenvolvimento das diferentes vertentes do raciocínio matemático, bem como o papel do professor na orientação da atividade dos alunos focando de forma particular o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Elabora-se sobre processos de raciocínio matemático evidenciados pelos alunos de todos os níveis de escolaridade.

raciocínio matemático é uma capacidade transversal a todo o currículo português, em linha com as orientações programáticas e metodológicas internacionais. Mas o que é o raciocínio matemático? O que é raciocinar matematicamente? O que envolve ensinar e aprender a raciocinar matematicamente?

O EIEM 2013 pretende ser um espaço de reflexão e partilha de trabalhos de investigação que contribuam para uma maior compreensão sobre o raciocínio matemático.

Neste contexto temático e de acordo com as propostas de comunicações recebidas, foram constituídos os grupos de discussão subsequentes.

____________________________________________________________________________________________________

Grupo de Discussão 1 (GD1): Raciocínio em geometria
Dinamizadores: Rosa Antónia Tomás Ferreira e Isabel Vale
____________________________________________________________________________________________________

Texto de Apresentação do GD1

Comunicações Orais

O raciocínio geométrico de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado — Ricardo Poças, Ana Paula Aires, Helena Campos

A argumentação matemática na perspetiva da professora Rita — Rosário Monteiro, Leonor Santos

Propriedades e relações entre quadriláteros: um estudo no 4.º ano de escolaridade — Maria da Graça Bruno Pereira, Maria de Lurdes Serrazina

Raciocinar em geometria: o papel das tarefas — Teresa Pimentel, Isabel Vale

O desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros — Alexandra Pinheiro, Susana Carreira

Argumentação colaborativa de alunos do 5.º ano de escolaridade — Joana Silva,  Lina Fonseca

Raciocinar com padrões figurativos — Isabel Vale, Teresa Pimentel

Pósteres

O pensamento visual-espacial e os primeiros níveis de Van Hiele — Conceição Costa, José Manuel Matos

O desenvolvimento do raciocínio matemático em fichas de avaliação partilhadas — Ricardo Poças, Ana Paula Aires, José Cravino

____________________________________________________________________________________________________
Grupo de Discussão 2 (GD2): Raciocínio em números e álgebra
Dinamizadores: Manuel Joaquim Saraiva e Cecília Costa
____________________________________________________________________________________________________

Texto de Apresentação do GD2

Comunicações Orais

Um modelo de ensino-aprendizagem de parâmetros em funções, Um estudo com alunos do ensino secundário — Magda Nunes Pereira, Manuel Joaquim Saraiva

Pósteres

Conhecimento mobilizado por futuros professores dos primeiros anos em situações que envolvem raciocínio multiplicativo — Hélia Pinto, C. Miguel Ribeiro

____________________________________________________________________________________________________
Grupo de Discussão 3 (GD3): Raciocínio e demonstração
Dinamizadores: António Domingos e Margarida Rodrigues
____________________________________________________________________________________________________

Texto de Apresentação do GD3

Comunicações Orais

As inteligências múltiplas na aula de matemática — Guida Dias, José Manuel Matos, Helder Vilarinho

El método de demostración directo aplicado a una situación extramatemática — Angelina Alvarado Monroy, María Teresa González Astudillo

O conhecimento matemático para ensinar: a resolução de um problema com frações– Ricardo Filipe Marques Portugal, María Teresa González Astudillo

O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos — Margarida Rodrigues

Pósteres

A construção do conhecimento mediada pela tecnologia — António Alvadia, António Domingos

Raciocínio matemático em esquemas de demonstração matriciais — Patrícia Damas Beites