Grupos de Discussão

Desde há alguns anos que a investigação em Educação Matemática se tem debruçado sobre a temática do raciocínio matemático, recorrendo a várias abordagens e enfatizando diferentes vertentes, como a demonstração, a argumentação, a justificação, a simbolização e as representações, bem como as relações existentes entre elas.

Distingue-se entre raciocínio indutivo, abdutivo e dedutivo (incluindo processos como a abstração, a generalização, a demonstração, a exemplificação, o esabelecimento de conjeturas, etc.).

Discute-se aspetos importantes das tarefas de aprendizagem e de recursos didáticos vários, nomeadamente as TIC, que potenciem o desenvolvimento das diferentes vertentes do raciocínio matemático, bem como o papel do professor na orientação da atividade dos alunos focando de forma particular o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Elabora-se sobre processos de raciocínio matemático evidenciados pelos alunos de todos os níveis de escolaridade.

O raciocínio matemático é uma capacidade transversal a todo o currículo português, em linha com as orientações programáticas e metodológicas internacionais. Mas o que é o raciocínio matemático? O que é raciocinar matematicamente? O que envolve ensinar e aprender a raciocinar matematicamente?

O EIEM 2013 pretende ser um espaço de reflexão e partilha de trabalhos de investigação que contribuam para uma maior compreensão sobre o raciocínio matemático.

Neste contexto temático e de acordo com as propostas de comunicações recebidas, foram constituídos os grupos de discussão subsequentes.


  • Grupo de Discussão 1 (GD1): Raciocínio em geometria
    Dinamizadoras: Rosa Antónia Tomás Ferreira e Isabel Vale

Texto de Apresentação do GD1

Comunicações Orais

Pósteres


  • Grupo de Discussão 2 (GD2): Raciocínio em números e álgebra
    Dinamizadores: Manuel Joaquim Saraiva e Cecília Costa

Comunicações Orais

Texto de Apresentação do GD2

Pósteres


  • Grupo de Discussão 3 (GD3): Raciocínio e demonstração
    Dinamizadores: António Domingos e Margarida Rodrigues

Comunicações Orais

Texto de Apresentação do GD3

Pósteres