Grupos de Discussão
Desde há alguns anos que a investigação em Educação Matemática se tem debruçado sobre a temática do raciocínio matemático, recorrendo a várias abordagens e enfatizando diferentes vertentes, como a demonstração, a argumentação, a justificação, a simbolização e as representações, bem como as relações existentes entre elas.
Distingue-se entre raciocínio indutivo, abdutivo e dedutivo (incluindo processos como a abstração, a generalização, a demonstração, a exemplificação, o esabelecimento de conjeturas, etc.).
Discute-se aspetos importantes das tarefas de aprendizagem e de recursos didáticos vários, nomeadamente as TIC, que potenciem o desenvolvimento das diferentes vertentes do raciocínio matemático, bem como o papel do professor na orientação da atividade dos alunos focando de forma particular o desenvolvimento do raciocínio matemático.
Elabora-se sobre processos de raciocínio matemático evidenciados pelos alunos de todos os níveis de escolaridade.
O raciocínio matemático é uma capacidade transversal a todo o currículo português, em linha com as orientações programáticas e metodológicas internacionais. Mas o que é o raciocínio matemático? O que é raciocinar matematicamente? O que envolve ensinar e aprender a raciocinar matematicamente?
O EIEM 2013 pretende ser um espaço de reflexão e partilha de trabalhos de investigação que contribuam para uma maior compreensão sobre o raciocínio matemático.
Neste contexto temático e de acordo com as propostas de comunicações recebidas, foram constituídos os grupos de discussão subsequentes.
- Grupo de Discussão 1 (GD1): Raciocínio em geometria
Dinamizadoras: Rosa Antónia Tomás Ferreira e Isabel Vale
Comunicações Orais
- O raciocínio geométrico de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre a noção de quadrado — Ricardo Poças, Ana Paula Aires, Helena Campos
- A argumentação matemática na perspetiva da professora Rita — Rosário Monteiro, Leonor Santos
- Propriedades e relações entre quadriláteros: um estudo no 4.º ano de escolaridade — Maria da Graça Bruno Pereira, Maria de Lurdes Serrazina
- Raciocinar em geometria: o papel das tarefas — Teresa Pimentel, Isabel Vale
- O desenvolvimento do raciocínio geométrico no tópico triângulos e quadriláteros — Alexandra Pinheiro, Susana Carreira
- Argumentação colaborativa de alunos do 5.º ano de escolaridade — Joana Silva, Lina Fonseca
- Raciocinar com padrões figurativos — Isabel Vale, Teresa Pimentel
Pósteres
- O pensamento visual-espacial e os primeiros níveis de Van Hiele — Conceição Costa, José Manuel Matos
- O desenvolvimento do raciocínio matemático em fichas de avaliação partilhadas — Ricardo Poças, Ana Paula Aires, José Cravino
- Grupo de Discussão 2 (GD2): Raciocínio em números e álgebra
Dinamizadores: Manuel Joaquim Saraiva e Cecília Costa
Comunicações Orais
- O raciocínio multiplicativo em crianças do pré-escolar –Florbela Soutinho, Ema Mamede
- Um modelo de ensino-aprendizagem de parâmetros em funções, Um estudo com alunos do ensino secundário — Magda Nunes Pereira, Manuel Joaquim Saraiva
- Um percurso na generalização matemática: uma experiência de ensino no 4.º ano — Célia Mestre, Hélia Oliveira
- O desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos do ensino básico — Corália Pimenta, Manuel Joaquim Saraiva
- Processos de raciocínio matemático em alunos do 9.º ano: generalização em números reais e inequações — Joana Mata-Pereira, João Pedro da Ponte
- Representações e raciocínio matemático nos números racionais — Marisa Quaresma, João Pedro da Ponte
- Promover o raciocínio dos alunos: planificar, conduzir e refletir sobre o trabalho na sala de aula — Isabel Velez, João Pedro da Ponte
Pósteres
- Conhecimento mobilizado por futuros professores dos primeiros anos em situações que envolvem raciocínio multiplicativo — Hélia Pinto, C. Miguel Ribeiro
- Raciocínio matemático e conhecimento do professor – uma abordagem a partir da análise de resoluções de alunos — C. Miguel Ribeiro, Arne Jakobsen, Maria Mellone
- Grupo de Discussão 3 (GD3): Raciocínio e demonstração
Dinamizadores: António Domingos e Margarida Rodrigues
Comunicações Orais
- As inteligências múltiplas na aula de matemática — Guida Dias, José Manuel Matos, Helder Vilarinho
- El método de demostración directo aplicado a una situación extramatemática — Angelina Alvarado Monroy, María Teresa González Astudillo
- O conhecimento matemático para ensinar: a resolução de um problema com frações – Ricardo Filipe Marques Portugal, María Teresa González Astudillo
- O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos — Margarida Rodrigues
- Entre euclides e a actualidade: um problema de otimização — Ana Elisa Esteves Santiago, Maria Teresa González Astudillo
- A complexidade do raciocínio matemático e a qualidade das aprendizagens: a bifurcação proceptual — Fernando Luís Santos, António Domingos
- A coordenação de raciocínios em atividades de trigonometria com alunos do 11.º ano — Miguel Silva, António Domingos
Pósteres
- A construção do conhecimento mediada pela tecnologia — António Alvadia, António Domingos
- Raciocínio matemático em esquemas de demonstração matriciais — Patrícia Damas Beites